contato

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

me siga!

©2019 por Nathalia Rotsztejn Design

Buscar

Dicas para o parto

Mudança é o por definição a troca, modificação, transferência de um lugar, pensamentos ou hábitos entre um ponto familiar para outro que pode não ser familiar. Com isso, existe uma ansiedade ou medo natural em mergulhar no desconhecido.


Confiar em si mesma para encarar o inexplorado é a chave para quem deseja dar à luz da maneira com que escolheu. Permita que a aceitação mental e a autoconfiança ajudem seu corpo a chegar no trabalho de parto ativo. Dilatar além de 5 cm pode ser mais fácil se você sair de sua cabeça (entrar no que chamamos de Partolândia). Mas e agora? Depois que estiver “louca”, para onde devemos ir? A resposta é...Deixe seu corpo dizer!


Entrar em nosso corpo nos permite nos sintonizar com nossa fisiologia. Observamos e ouvimos os sinais de relaxamento ou tensão do corpo, temperatura, frequência cardíaca e respiração. Nossa respiração se aprofunda à medida que nos acalmamos e mantemos contato conosco. Para encarar o desconhecido você pode se sentir segura se conectar com algo que sabe como funciona.


Mas, o que você sabe sobre seu corpo? Nossos corpos digerem, crescem, dormem, acordam e fazem outros processos que chamamos de fisiológicos. O parto também é um processo fisiológico do corpo, ele é somente, menos frequente que os anteriores (ainda bem rs). Muitos processos corporais (digestão, gestação, lactação e desejos sexuais) funcionam melhor com a liberação de um hormônio chamado ocitocina e do contrário, funciona pior com a adrenalina. Pois bem, como fazemos então para ajudar na liberação do hormônio correto?


Os vínculos e a confiança criados com as pessoas que te apoiam no nascimento do bebê podem ajudar. Quando essas pessoas presentes no parto, como os profissionais de saúde, parceiros (as), Doulas ou quem você escolheu como acompanhante, se comportam de forma adequadas a liberação de ocitocina natural no seu corpo se torna muito mais fácil.


Outro ponto que pode facilitar bastante sua vida e de seu bebê é conhecer muito bem o movimento de seu corpo. Por isso, apoio tanto a execução do Spinning Babies®, essa abordagem é realmente incrível, ajuda de diversas formas, inclusive em sua autoconfiança.


Só mais um detalhe, a confiança é uma resposta para suas escolhas e não um direito profissional, entende? Não importa quanta qualificação o profissional possa ter, caso o vínculo não aconteça a confiança sempre será questionada. No caso de o profissional sem o vínculo estar presente, ele pode fazer algo muito importante: Observar! Caso algo saia do controle ele apoia ou atua dependendo da situação.


Sabe o que mais é necessário? Tempo! Quando são estabelecidas as condições ideais e tudo está conforme a natureza te permite, será fundamental que você deixe seu tempo e de seu bebê trabalharem o quanto for necessário para chegar onde vocês desejam. Nesse momento é esperado que os profissionais e acompanhantes possam te encorajar e cuidar para que você e seu bebê possam estar em segurança.


Espero que essas dicas ajudem. Tenha um parto maravilhoso!

20 visualizações